sexta-feira, 3 de setembro de 2010

É preciso recomeçar!

Vida, pra inicio de conversa gostaria de fazer uma analogia meio absurda e engraçada sobre ela. Em meus momentos em que estava em uma incrível viagem a Plutão, pensei: Posso comparar a vida como uma estrada. Vou explicar de uma forma esmiuçada para entender-lhe minha reflexão. Imagine que você esta indo a um determinado lugar com o seu carro e por sinal é um carro rebaixado, cerca de 100 km você se depara com o quebra mola e que por sinal é um pouco alto, para poder passar você precisa dá um jeito pra que não pegue no fundo, imagine essa mesma historia, mas por incrível que paressa agora você se encontra em um carro alto, claro que você passa facilmente. Bom, agora vou comparando, entenda o percurso que você fez como a vida, o carro sua auto-estima e o quebra mola aquele obstáculo que você presencia na sua vida. Assim como carro rebaixado, se você se encontra momento de auto-estima baixa vai ter um pouco de dificuldade pra ultrapassar o obstáculo, não quero dizer que vai ser impossível, mas vai ter um pouco de dificuldade ao contrario daquele que esta com sua auto-estima elevada.

Nossos planos é este: que seremos finalmente felizes quando alcançarmos nossos objetivos, encontrar a metade da laranja, terminar a faculdade e gostamos de fingir que não sentimos medo. Inevitavelmente o caminho é desviado por alguma obra do acaso, por não estarmos preparado para caminhar naquele desvio, somos tombados por surpresas, surpresas essas que bambeia nossa segurança, trazendo a tona todos nossos conflitos escondidos, com toda essa conturbação escolhemos isolarmos, esperando pela melhora, mas alguma poucas vezes essa melhora não acontece e nos sentimos piores do que já nos encontramos.

A recuperação é um trabalho duro é um processo de aprendizagem, aprendizado esse que nunca termina, cada acontecimento leva a um teste, uma chance para mostrarmos o quanto sabemos e quanto mais nós temos que aprender, o que impossibilita a recuperação é a nossa impaciência de querer logo sair daquele calabouço que nos encontramos amedrontados. Temos medo de tentar novamente, de dar chance a nos mesmos, de novamente cair no calabouço, de não conseguir passar pelo quebra mola, do presente, do passado, do futuro e principalmente da realidade.

Quando enfrentamos a realidade surgem novas questões que nem mesmo nos mesmos conseguimos entender, a verdade é que não conheço ninguém que não seja assombrado por algo ou por alguém. Lutamos contra nos mesmos com intuito de esquecer algo, e por mais fácil que possa ser para algumas pessoas, para outras chega a ser impossível. E talvez, depois de muito tempo, quando não soubermos nada, o caminho será apenas o amanhã. Mas o que realmente necessitamos é de apreciarmos algumas vitórias, admirarmos o esforço que se fazem, pra sermos simplesmente humanos e ao tentarmos dilacerar a dor com algo nossos esforços geralmente falha. Então a única forma de eliminar toda essa bagunça é virar uma nova pagina ou colocar uma velha historia para descansar. Finalmente descansar.

2 comentários:

  1. A coisa é exatamente assim!!! adorei a metáfora... só acrescentaria q n adianta muito também percorrer esta estrada com um carro muito alto. O que pra mim é equivalente a ego inflado. vc pode correr o risco de não conseguir fazer as curvas e acabar capotando primeira virada. A idéia é sempre o equilíbrio sensato.

    ResponderExcluir
  2. Como diz Carlos Drummond "...a vida e pétrea."

    ResponderExcluir